É dia de Reis!
Já que é Dia de Reis, aproveitem para aperfeiçoar os vossos dotes culinários. Mas despachem-se se querem saborear o feito antes de se deitarem porque a julgar pelo tempo de preparação e o grau de dificuldade são capazes de não o terem pronto antes da meia-noite. Coragem!
Bolo Rei:
Tempo de preparação: 7 h.
Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
150g açúcar
750g farinha
1 fava
30g fermento de padeiro
175g frutas cristalizadas
250g frutos secos
raspas de laranja q.b.
raspas limão q.b.
150g margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto
Preparação:
Depois de retirar as sementes que possa haver, pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em lugar não muito frio durante 15m. Entretanto, bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas. Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
5 Comments:
Então leva a fava e nada de brinde? Não me parece bem...
Patinadora estavas de oculos ou lentes???
""Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava""
Peço desculpa aos anónimos atentos! A verdade é que não tive paciência para ler toda a receita, certíssima de que jamais a faria, pois as minhas habilidades não estão nas mãos e sim nos pés. Ou nos patins!
O bolo rei estava bonito e muito saboroso.
E já agora também vos quero dizer que sei a quem é que calhou a fava!!!!
Pois é, eu sei mas não (me) acuso...
A mim não foi! A mim calhou-me o brinde :)
Bom ano!!!
Enviar um comentário
<< Home