<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12970606\x26blogName\x3dSe+c%C3%A1+nevasse...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://secanevasse.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://secanevasse.blogspot.com/\x26vt\x3d344384961478133703', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

2005-11-15

Eu sou uma Bola de Berlim!



Foi há quinze anos.
Estava eu a ver televisão. E vai daí o muro dasabou. Muitos alemães treparam o betão, de um lado e de outro, ficando lá dependurados a festejar durante horas. Ou então foram as câmaras que transmitiram as imagens num looping interminável e histórico. Mas ali no meu sofá a realidade parecia pouco plausível, mesmo com as Portas de Brandenburgo por cenário, e de telecomando em punho fui percorrendo os canais vizinhos (eram menos nessa altura!) à procura de confirmação. Die Mauer ist gefallen. Goodbye Lenin.

Nove de Novembro de Mil Novecentos e Oitenta e Nove. E ninguém aqui se lembrou de assinalar. Mesmo quem há meses atrás enchia o peito para escrever:

"All free men, wherever they may live, are citizens of Berlin, and, therefore, as a free man, I take pride in the words 'Ich bin ein Berliner!'"

John F. Kennedy, 26 de Junho, 1963

Na qualidade de Citizen of Berlin, por muito lisboeta que seja, venho aqui lembrar a data com alguns dias de atraso. E abro a boca para trincar as palavras do Presidente dos EUA, que ficaram para os anais da história como a mais saborosa private joke sobre JFK, abrindo as parangonas dos jornais na manhã seguinte. Que verdadeiro pitéu. Ein gutes Frühstück! As palavras são traiçoeiras e ele disse-o com todas as letras. Eu sou uma Bola de Berlim! Não façam confusão. Er ist nicht berliner, er ist ein Berliner. Em sessenta e três not all men were free e ainda o muro era alto.

Festejemos pois a reunificação alemã. Sacudindo com os dedos o açúcar que fica nas bochechas e na ponta do nariz. Se for com creme ainda melhor.

7 Comments:

Blogger Patinadora Artrítica said...

O fascículo mensal continua...

Para Dezembro o delicioso título "Eu sou uma Rabanada" e em Janeiro o surpreendente "Eu sou um Bolo Rei". Claro que este é com brinde e tudo. Mas para vocês, que nem a comentar se dignam, é só favas!

E um santo natalzinho.

6:01 da tarde  
Blogger Daniel Carrapa said...

Eu por acaso, a bem d'zer custou-me a ler tudo de uma só vez. Não sei se foi por ter estrangeiro lá p'lo meio. Seja como for, fizeste-me lembrar esse belíssimo filme que é o Adeus Lenine e que recomendo a todos vocês os dois que ainda devem ler este blog por estes dias. Patinadora, bora mas é daí combinar uma jantarada porque o resto do pessoal só se mexe mesmo para comer. Ui. Ouvi dizer que há para aí um japonês qualquer? Sai um sashimi...

8:27 da tarde  
Blogger Aurora Borealis said...

Calma aí com as iguarias festivas que eu ainda vou na castanha assada!

12:11 da manhã  
Blogger Aurora Borealis said...

Eu cá não sei quem é o resto do pessoal que só se mexe mesmo p'ra comer, nem quem vai enfiar essa carapuça. O que eu sei é que já estou a ficar com água na boca e sem saber onde é o próximo jantar da malta!

12:27 da manhã  
Blogger Mimi do Ski said...

Calma aí, que eu também cá venho. E para sushi e sashimi estou sempre pronta - aliás ontem mesmo parti o porquinho mealheiro para comprar um frasquinho de gengibre em conserva - aquele a saber a Chanel 5 - que, percebi, vai bem com tudo. Tenho inúmeras sugestões de japonês, tanto na capital como em Paris e Tóquio. Já confirmei que o telemóvel tem bateria, fico à espera que toque quando for para o jantar - ARIGATO!

11:55 da manhã  
Blogger Daniel Carrapa said...

Fogo! Isso é horrível. Eles deitam essa cena de gengibre na salada de camarão do IKEA, e aquilo tem óptimo aspecto mas depois parece que estás a comer pétalas de rosa.
Paris e Tóquio. És mesmo da esquerda caviar! A malta é pobre pá!

12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Iá, mene, a malta semos toda pobre. E chungalhosa! Que tal antes umas mines e uns tramóssos? Também enche a pança!

5:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home