<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12970606\x26blogName\x3dSe+c%C3%A1+nevasse...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://secanevasse.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://secanevasse.blogspot.com/\x26vt\x3d344384961478133703', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

2008-05-25

Uma noite no Paradiso



Ontem, arrastada por uma amiga e convencida pelo irrisório preço do ingresso, fui assistir a um concerto da Kimya Dawson. Dela apenas sabia que o sucesso lhe chegou depois de ter feito a banda sonora do filme Juno, que até hoje (se calhar apenas até ontem…) não tive vontade de ver. Passei os olhos no YouTube só para garantir, mas a minha ligação à rede a uma velocidade de 11Mb não deu para perceber grande coisa. Ficou claro que o concerto era acústico e, assim, sem bateria e grandes guitarradas eléctricas seria menos cansativo. Decidi e fui. Cheguei tarde e logo me arrependi de ter perdido as primeiras canções. A Kimya Dawson é de uma transparência deliciosa. Fala da vida, das pessoas, dela, dos outros, cantando. Fala com uma doçura invulgar, canta depressa mas tudo parece lento, arrastado, com o tempo da realidade das coisas que relata.
Mas o bilhete permitia a presença no Paradiso – uma antiga igreja transformada em sala de espectáculos e night club – até às 5 da manhã, e do cardápio constavam ainda mais dois concertos. Porque era bónus, ficámos. Afinal, era cedo.
Subiu ao palco um homem de guitarra, que, mais tardem, soube chamar-se Howe Gelb e um outro no contrabaixo, e os dois deram um concerto fantástico, numa alusão a Lou Reed ou Nick Cave (em versão soft), com alguma coisa – talvez uma semelhança física melhorada – de Leonard Cohen. Uma voz extraordinária! Impressionante, tanto mais que a extensão bónus da Kimya, que já havia surpreendido e tanto, não prometia coisa nenhuma. No final estava tudo de olhos e boca aberta. E ainda havia mais um concerto, que se fosse mau já nem importava. Mas não foi. Foi um momento mágico.
Doze músicos em palco: piano, teclas, várias guitarras, umas acústicas, outras eléctricas, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo, acordeão, trompete, instrumentos que, perdoem-me a ignorância, não soube identificar, e todos a fazer coros. Um cruzamento de vários sons e uma harmonia incrível entre todos. Chamam-se Willard Grant Conspiracy e já virei groupie (aliás, à saída já vinha de CD comprado e assinado)! O concerto foi arrepiante. A sala inteira (já mais vazia depois da Kimya, que devia ser a atracção da noite, mas ainda assim com muita gente) estava com os olhos, os ouvidos e a alma no palco. A música, o tempo dela, a entrada dos instrumentos, a sua sequência, estava tudo perfeito. Dos doze não havia uma estrela, ninguém que brilhasse mais. A estrela era o todo e aquela música. Tratou-se da apresentação do álbum Pilgrim Road, e quem lá esteve fez o caminho todo, alguns, como eu, experimentando uma felicidade tão grande, tão invulgar, tão arrebatadora, tão inesperada.

1 Comments:

Blogger Patinadora Artrítica said...

Estou com inveja!

Concertos? Descobri há dias que o único espectáculo que tenho na agenda para ver, com bilhete comprado há mais de três meses, vai calhar certeiro num dia em que Portugal joga o Euro...

Tive que sorrir com a coincidência. Para não chorar.

12:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home