Ao contrário do que reporta o Cromo das Américas, se há coisa que os holandeses não são, pelo menos no que respeita às tradições, é politicamente correctos.
Só para terem uma noção do absurdo, a letra do hino nacional holandês sublinha a origem alemã do povo e jura lealdade ao Rei de Espanha - até hoje!!!
William of Nassau, scion
Of an old Germanic line,
I dedicate undying
Faith to this land of mine.
A prince Of Orange,
I am, undaunted ever free,
To the king of Spain I've granted
A lifelong loyalty.Mas neste dia de São Nicolau, cujas celebrações começam de véspera - hoje, portanto - a coisa é ainda menos correcta. O São Nicolau - aqui conhecido como
Sinterklaas - aparece nesta noite para colocar presentes nos sapatinhos das crianças, mas como a tarefa é árdua ele precisa dos seus ajudantes os
Zwarte Piet - ou seja os Pete Pretos. E é uma animação ver toda a gente a pintar a cara de preto e a pôr umas carapinhas para ajudar o São Nicolau. Estas figuras, que em muito se assemelham aos bobos da corte, até no traje, são apalermadas, enquanto o Nicolau é a bondade em pessoa, o padroeiro das criancinhas. Há quem explique que os lacaios são pretos porque são eles que descem pela chaminé para deixar as guloseimas nos sapatinhos, e talvez as chaminés sejam estreitas e por isso as criaturas tenham o nariz achatado e o cabelo todo encaracolado!
Constou-me que há quem pense que os ajudantes não têm que ser pretos - aliás, uma lenda explica a sua origem moura, associada ao São Nicolau que aqui se pensa vir de Espanha (ao contrário do Pai Natal da Lapónia) e a ser assim têm vindo a escurecer ao longo dos tempos. Mas também há quem não se importe com isso - afinal, o São Nicolau e os seus pretitos trazem a alegria às crianças e isso é que importa, certo? Mesmo se os criaditos são sempre os mesmos.