Nem parece vosso. Ninguém comenta?
Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e... Plutões?!!
Toda uma vida de aprendizagem, o nariz enterrado nos livros escolares e nas enciclopédias ilustradas, e agora chegam e dizem que o último planeta do nosso sistema solar afinal foi um erro de cálculo?
Já não bastava chamarem-lhe o planeta anão. Plutão foi descoberto em 18 de Fevereiro de 1930. Tem uma órbita excêntrica, fortemente inclinada em relação aos outros planetas, de tal modo que durante um período de 20 anos do seu longo movimento de translação à volta do sol, encontra-se mais perto deste do que o próprio Neptuno. No restante tempo da sua órbita, que demora ao todo 248 anos, Plutão permanece além de Neptuno, tal como nos foi ensinado. Se vos interessa, Plutão teve a sua maior aproximação em 1989 e permaneceu dentro da órbita de Neptuno até 14 de Março de 1999. Agora que se começa a afastar, fazemos-lhe isto?
Tudo porque apareceram uns pedregulhos flutuantes à deriva, que a mim não me dizem nada. Eles que se atrevam a vir confundir os auspiciosos desígnios do meu mapa astrológico... Ao que sabíamos, Plutão possui um satélite maior, chamado Caronte ou Charon, descoberto em 1978, e dois menores, descobertos em 2005 pelo telescópio espacial Hubble, que receberam da União Astronómica Internacional (UAI) os nomes mitológicos de Nix e Hydra. Até 2006, Plutão era considerado um planeta principal, mas a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável ou maior fez com que a UAI decidisse despromovê-lo a planeta anão, juntamente com 2003 UB313 e Ceres. A decisão foi tomada em 24 de Agosto de 2006, durante uma conferência da organização. Plutão é visto agora como o primeiro de uma categoria de objectos transneptunianos, cuja denominação ainda não foi decidida pela UAI, mas a que informalmente se entendeu designar por Plutões.
Como se fossem pequenas partículas de um qualquer detergente em pó, para retirar nódoas de gordura encrostadas, a baixas temperaturas nas máquinas de lavar roupa domésticas! Até dava para um anúncio publicitário. Xau Plutão...